A Universidade de São Paulo é uma das maiores instituições do ensino superior do país e muitos estudantes almejam começar o seu curso através dela.
O que nem todo mundo sabe, é como é estabelecido o processo de seleção para preencher as bolsas ofertadas pela universidade e para explicar o vestibular da USP, trazemos as seguintes informações:
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das maiores provas que acontecem anualmente no país. A participação do candidato permite a distribuição de vagas nas universidades.
O Enem depende de dois sistemas para preencher as bolsas de estudo, são eles o Sisu e o Prouni. O primeiro é relacionado às universidades públicas e o Prouni, às universidades privadas.
Além da USP, em São Paulo existe também o vestibular Anhanguera 2025.
A Universidade de São Paulo é classificada como instituição do ensino público, ou seja, iria depender do método de seleção do Sisu. Mas será que é possível ingressar na universidade dessa forma?
Bem, algumas instituições de ensino preferiram não aderir ao aderir parcialmente ao Exame Nacional do Ensino Médio, e este é o caso da USP,que distribui uma porcentagem de vagas para os candidatos do Enem.
Então, a resposta é sim, você pode ingressar na Universidade de São Paulo aplicando a sua nota para as vagas através do Sistema de Seleçãounificada. Entretanto, apenas uma porcentagem das vagas disponíveis pode sera acessada através do Enem.
A outra opção, para qual é destinada a porcentagem restante das vagas é o vestibular USP 2025. Essa avaliação é conhecida como FUVEST e possui algumas diferenças do Enem.
Uma dessas diferenças é o tipo de avaliação. Enquanto o Enem tem um foco amplo em diversos níveis de conhecimento, o FUVEST terá uma atençãomaior para os assuntos do Ensino Médio.
Além disso, quem vai participar da inscrição FUVEST 2025 estará sujeito a duas fases de avaliação. O exame é considerado uma prova mais tradicional, dispondo de 180 questões objetivas e uma prova de redação.
Para ambas as formas de ingressão, há uma grande concorrência, afinal, a Universidade de São Paulo é referência em qualidade de ensino.
Mais de 2 mil vagas são distribuídas para cada sistema de ingresso e você pode começar o seu curso se estiver preparado para as avaliações.
Vale lembrar que só irá conseguir garantir a sua vaga quem superar a nota de corte do curso escolhido. A pontuação é estabelecida de acordo com as notas aplicadas pelos estudantes durante o período de inscrição.