Esporte e Lazer

 

Esporte e Lazer
 
O esporte em Rio Verde é incentivado pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, juntamente com a iniciativa privada, com o objetivo de promover uma prática saudável de atividades para a população rio-verdense, para mudanças de hábitos e comportamentos, voltados na valorização do corpo como um todo. E oferece infraestrutura para a prática de Futebol de Campo, Futsal, Society, Basquetebol, Handebol, Voleibol, Atletismo Capoeira, Karatê, Hidroginástica, Judô, Natação, Tênis, Tênis de mesa, equoterapia e entre outros.
 
Rio Verde possui 11 centros esportivos, com dez quadras poliesportivas, como: Módulo Esportivo, ginásio Heráclito Fernandes Lima, Ginásio Jerônimo Martins, Clube Dona Gercina e o Estádio Mozart Veloso do Carmo.
 
O Município conta com inúmeras academias em diversos setores da cidade, com as mais variadas modalidades e, ainda, com três equipes de futebol de Campo Profissional – Esporte Clube Rio Verde, Atlético Clube Rio-verdense e Associação Atlética Rio-verdense; uma equipe de futsal, Rio Verde/FESURV, que é Hepta Campeã Goiano adulto masculino, Campeã na 1ª Liga Centro Oeste Coxim MS, Tri Campeã Goiano sub 20 e Hexa Campeã Goiano sub 17. O time também participou da 1ª Super Liga em Betim – MG, da Liga Nacional 2001/2002/2003, além de ter sido Bi Campeão do Jogos Abertos de Goiás 2001 e 2006, Campeão da Liga Sudoeste 2009 e 3º lugar da Taça Brasil Adulto 2008. A cidade ainda conta com infinitas equipes amadoras, também as categorias de base do Clube campestre somam 26 títulos de Campeão Goiano enriquecendo a nossa cidade.    
 
Uma equipe de Voleibol Feminino Adulto da Academia Fênix, o qual é 11 vezes Campeã Goiana, cinco vezes Campeã dos Jogos Abertos de Goiás, cinco vezes Campeã Goiana no Juvenil feminino e três vezes Campeã Goiana Infantil feminina, que tem todo apoio do Governo Municipal.
 
Contamos com a modalidade de handebol Rio Verde/ FESURV, que se consagrou Campeão da fase classificatória do Brasileiro de Clubes Juvenil masculino 2008, Campeão da III copa Minas Gerais – Araguari/MG cadete masculino 2007, Campeão Goiano 2007 cadetes masculino, Campeão da Liga Goiana Cadete masculino e Junior Feminino 2007, Bicampeão da Liga Goiana 2006 e 2007 e participou do Campeonato Brasileiro de Clubes Juvenil masculino 2008 em Betim/MG.
 
Rio Verde possui uma ampla área de lazer, contando com clubes e associações sendo em destaque, Clube Amazonas Tênis Clube, Clube Cachaçamba, Clube da Perdigão, Clube Dona Gercina, Centro de Tradições Gaúchas, Clube Campestre de Rio Verde, Thermas Park, Associação Atlética Comigo, AABB - Associação Atlética do Banco do Brasil.
 
Para incentivar o esporte, o Governo Municipal e a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer buscam estimular e conscientizar a população rio-verdense à pratica esportiva, promovendo a saúde e educação visando não formar atletas e sim cidadãos melhores.
 
Para isso, o município oferece várias escolas de voleibol, Futebol de Campo, Futsal, Basquetebol, handebol, Natação, Hidroginástica, equoterapia, projetos para portadores de necessidades especiais, convênios com grupos da terceira idade como Associação Beneficente Auta de Sousa (ABAS) e Associação Beneficente André Luiz (ABAL), Lazer nos Bairros, Lazer no Estacionamento do Estádio Mozart Veloso do Carmo.
 
Os projetos que visam atender, principalmente crianças, jovens e pessoas com necessidades especiais, possibilitando desenvolvimento social e desportivo, atendem diariamente 3.200 pessoas, em média.
 
 
POLOS:
 
Clube Dona Gercina, Ginásio Heráclito Lima, Ginásio Jerônimo Martins, Ginásio do Clube Campestre, Modulo Esportivo, Praça da Vila Mutirão, Praça do Bairro Morada do Sol, Praça do Bairro Popular, Vila Serpro, Vila Promissão, Bairro Martins.
 
Sendo um Total de: 
 
·          06 escolas de futebol;
·          07 escolas de futsal;
·          04 escolas de basquete;
·          04 escolas de vôlei;
·          06 escolas de handebol;
·          02 escolas de natação e hidroginástica;
·          02 centros de equoterapia;
·          01 centro de lazer, ginástica e dança